quinta-feira, 6 de novembro de 2008


Maria Navalha ,
Uma pombogira pouco conhecida No cais da Bahia, junto ao mercado modelo, onde os saveiros descarregavam frutas, cacau, fumo, viveu a pombogira Maria Navalha. Malandros, marinheiros cheirando a sal, vendoderes de acarajé, capoeiristas, eram os seus companheiros. Ela usava uma saia estampada de chitão, uma blusa preta de babados, um chapéu negro prendendo seus cabelos vermelhos e dançava na roda de malandros.
Cai a noite e o amor. áis de amor se ouviam nos saveiros, nas ruas pobres de salvador. E lá estava ela, com sua navalha na liga, sua defesa de mulher-dama ( mulher que vendia o amor ) para os que não queriam pagar.Jovem pobre, feiticeira, freqüentadores dos cadomblés que enchiam as madrugadas com os sons dos atabaques, ela ganhava a vida pelo amor e pelo jogo de ronda. Companheira dos malandros, dos marujos, dos bambas das ladeiras do velho pelourinho, amante ardente e carinhosa, mas com gênio forte, ela ganhou o nome de Maria Navalha dos velhos eluôs baianos. Moça vinda do interior da Bahia, sozinha, fazia ela mesmo suas roupas e nunca deixava seu chapéu preto brilhoso. Amou coronéis de cacau, jogadores dos cassinos, marujos tatuados, mas seu grande amor foi o malandro Zé pelintra da maia-noite.
Hoje baixa na linha de exu, perigosa pombogira malandra, carteia e faz ebós diferentes, não como a famosa Maria Padilha e Molambo. Mas não pense que ela é fraca. Força de magia, faz trabalhos costurados, com caco de vidros, bebe suas cervejas, fuma seus cigarros e quando chega na banda do templo de magia cigana traz uma alegria encrivel. Morreu há 55 anos e fala que no cais moram crianças abandonadas, bêbados, pretas com seus tabuleiros em X, pobres sem casa, carteadores, mulheres da noite. Seu ponto de chegada é:Ela é Maria navalhaMora na beira do caisÉ mulher de Zé malandroZé pelintra e outros mais Seu ilá é de guerra, pois vem por Oiá, mas não gosta de ser mandada. Come cebola roxa, salaminho, coisas que há nos botequins e só bebe cerva.É vesga. Dança lindamente como uma mulata do olodum. Perigosa e verdadeira. Diz que nunca foi mãe, nem casada, nem teve casa.

8 comentários:

Kiron disse...

Maria Navalha, vc já me tem como fã. A sua ajuda tem sido de grande valia.

Anônimo disse...

ela trabalha mesmo minha familia tem ela como guardiãn.salve maria navalha

oyassé disse...

oyassé,disse...
tenho essa famosa e mais linda pombogira,ela levantou a minha vida e fez e faz de mim guerreira acredito e confio muito em maria navalha, laroê maria navalha,

Rosangela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosangela disse...

Além de ser formosa,linda é minha melhor amiga é rainha.eu simplesmente a amo, ela é minha guerreira nas minha lutas, envejas e olho grande q cercam minha vida.Ela estar sempre comigo em tudo o q eu faça. Laroê Maria Navalha minha rainha e amiga.

Rosangela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosangela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosangela disse...

''POMBAGIRA FORMOSA LINDA,GUARDIÃN DA MINHA CASA E VIDA,ESTÁ SEMPRE NOS MEUS MOMENTOS DIFICIEIS E FELIZES,ALÉM DE SER MINHA MELHOR AMIGA.POMBOGIRA DE FÉ E DE GRANDE VALIA.SALVE MARIA NAVALHA.''