quinta-feira, 23 de outubro de 2008


Malandros
Nesta apostila vamos falar de malandros, todos os filhos da casa conhecem o nosso grande amigo Malandro da Madrugada aqui não falaremos somente dele, mas sim de todos .O Malandro da Madrugada ,que roda em minha cabeça é um filho de ogum convicto ,por isso louvamos ogum sempre que o malandro esta em terra, com o seguinte ponto:
Juro pelo Pai Ogum,eu não sou vagabundo seu doutor.
Eu sou apenas um bom malandro ,seu doutor,
Que caminha pelo mundo
Juro pelo Pai Ogum ,que é o rei da alvorada
Se precisares de um amigo é só chamar:
Malandro da Madrugada...

Os malandros têm como principal característica de identificação, a malandragem, o amor pela noite, pela música, pelo jogo, pela boemia e uma atração pelas mulheres Isso quer dizer que em vários lugares de culturas e características regionais completamente diferentes, sempre haverá um malandro.
O malandro de Pernambuco, dança côco, xaxado, passa a noite inteira no forró, essa qualidade de malandro em nossa gira é encontrado na gira de baianos pela sua identidade nordestina. Já no Rio de Janeiro ele vive na Lapa, gosta de samba e passa suas noites na gafieira. Atitudes regionais bem diferentes, mas que marcam exatamente a figura do malandro.
No Rio de Janeiro aproximou-se do arquétipo do antigo malandro da Lapa, contado em histórias, músicas e peças de teatro. Alguns quando se manifestam se vestem a caráter. Terno e gravata brancos. Mas a maioria, gosta mesmo é de roupas leves, camisas de seda, e justificam o gosto lembrando que: “a seda, a navalha não corta”. Navalha esta que levavam no bolso, e quando brigavam, jogavam capoeira (rabos-de-arraia, pernadas), às vezes arrancavam os sapatos e prendiam a navalha entre os dedos do pé, visando atingir o inimigo. Bebem de tudo, da Cachaça ao Whisky,porem a cerveja que pode ser gelada ou em temperatura ambiente dependendo de cada um , fumam na maioria das vezes cigarros, mas utilizam também o charuto,nunca fumam maconha ou qualquer tipo de droga. São cordiais, alegres, dançam a maior parte do tempo quando se apresentam, usam chapéus ao estilo Panamá.
Podem se envolver com qualquer tipo de assunto e têm capacidade espiritual bastante elevada para resolvê-los, podem curar, desamarrar, desmanchar, como podem proteger e abrir caminhos. Têm sempre grandes amigos entre os que os vão visitar em suas sessões ou festas.
Existem também as manifestações femininas da malandragem, Maria Navalha é um bom exemplo. Manifesta-se como características semelhantes aos malandros, dança, samba, bebe e fuma da mesma maneira. Apesar do aspecto, demonstram sempre muita feminilidade, são vaidosas, gostam de presentes bonitos, de flores principalmente vermelhas e vestem-se sempre muito bem.
Maria navalha teve sua primeira incorporação registrada em 1961 em um terreiro de umbanda no morro da providencia. Ela se apresentou com esse nome pois seu nome de batismo era Maria da Silva e viveu no inicio do século andava na boemia carioca e teve seu corpo retalhado pela mesma navalha que usava para se defender,em uma emboscada na rua Senador Pompeu ,próximo a Central do Brasil, pelos designo de Deus recebeu a dádiva de voltar na umbanda defendendo as mulheres que são traídas e mal amadas, nunca se pede a ela ou a qualquer malandro ou malandra maldade ou vingança a ninguém ,pois os mesmo foram perseguidos e injustiçados na vida.
Ainda que tratado muitas vezes como Exu, os Malandros não são Exus. Essa idéia existe porque quando não são homenageados em festas ou sessões particulares, manifestam-se tranqüilamente nas sessões de Exu e parecem um deles. Os Malandros são espíritos em evolução.
Pode-se notar o apelo popular e a simplicidade das palavras e dos termos com os quais são compostos os pontos e cantigas dessas entidades. Assim é o malandro, simples, amigo, leal e verdadeiro. Se você pensa que pode enganá-lo, ele o desmascara sem a menor cerimônia na frente de todos. Apesar da figura do malandro, do jogador, do arruaceiro, detesta que façam mal ou enganem aos mais fracos.
Na Casa de Obaluaye o malandro vem na sua propia linha pois dividimos as giras em giras de exu e gira de malandro,Marias e Ciganas, pois em alguns terreiros eles são descriminados e colocam eles em uma gira de exu,observando esse detalhes fazemos uma gira para todos esses que nunca foram exu , mas pela ignorância de alguns são colocados em gira que não os pertence .
Com sua tradicional vestimenta: Calça Branca, sapato branco(ou branco e vermelho), seu terno branco, sua gravata vermelha, seu chapéu branco com uma fita vermelha ou chapéu de palha e finalmente sua bengala.
Gosta muito de ser agradado com presentes, festas, ter sua roupa completa, é muito vaidoso, tem duas características marcantes:
Uma é de ser muito brincalhão, gosta muito de dançar, gosta muito da presença de mulheres, gosta de elogiá-las ,etc...
Outra é ficar mais sério, parado num canto assim como sua imagem, gosta de observar o movimento ao seu redor mas sem perder suas características.
Às vezes muda um pouco, pede uma outra roupa, um terno preto, calças e sapatos também pretos, gravata vermelha e às vezes até cartola. Em alguns terreiros ele usa até uma capa preta.
E outra característica dele é continuar com a mesma roupa, com um sapato de cor, ou descalços (apesar de não gostarem muito), fuma cigarros, cigarilhas ou até charutos, bebe batidas, pinga de coquinho, marafo, conhaque e uísque, rabo-de-galo; é sempre muito brincalhão, extrovertido.
Seu ponto de força é na subida de morros, esquinas, encruzilhadas e até em cemitérios, pois ele trabalha muito com as almas, assim como é de característica na linha dos pretos velhos e exus. Sua imagem costuma ficar na porta de entrada dos terreiros, pois ele também toma conta das portas, das entradas, etc...
É muito conhecido por sua irreverência, suas guias podem ser de vários tipos, desde coquinhos com olho de Exu, até vermelho e preto, vermelho e branco ou preto e branco,dependendo da linha que ele vem.
Geralmente os malandros aqui exaltam o samba , como o Malandro da Madrugada em sua historia de vida foi compositor e viveu na região do Centro da cidade ,foi estivador na Prainha e morava no bairro do Estácio em baixo do Morro de São Carlos , era marido fiel de Tereza sua amada no qual fugiu do convento pra morar com ele no Estácio, foi Ogã de ogum em uma Casa de Santo no bairro da Saúde n a Gamboa, precisamente na Pedra do Sal , área onde antigos estivadores reunia-se para cantar e compor sambas e machas para os cordões de folia (carnaval) foi morto em frente a igreja de São Jorge no Campo de Santana.
O malandro dentro da umbanda não tem nada haver com o bandido dos dias atuas,
Para que o malandro esteja hoje espiritualmente entre nós dentro da umbanda ,com certeza ele nunca foi transgressor das lei de Deus e dos homens.
Na Casa de Obaluaye jamais haverá incorporações errôneas ,como malandros falando que fumavam maconha ou que eram transgressor das leis,e mistificando ou até comparando-se com o bandidos da época moderna,pois todos eles quando em vida viveram no inicio do século em meados de 1870 a 1950 ,o uso da maconha começou a ser popularizado na década de 60. Neste período a favelizaçao estava sendo iniciada por isso era mas comum eles morarem em cortiços e pequenas ocupações nas encostas dos morros cariocas, e não nas favelas atuas.
Zé Pilintra no Catimbó ( religiao mista de africanos com a pajelança indigena e o catolicismo)
No Nordeste do Pais, mas precisamente em Recife (na religião que conhecemos como Catimbó), ainda que nas vestes de um malandrão, a figura de Zé Pelintra, tem uma conotação completamente diferente. Lá, ele é doutor, é curador, é Mestre e é muito respeitado. Em poucas reuniões não aparece seu Zé.
O reino espiritual chamado “Jurema”, é o local sagrado onde vivem os Mestres do Catimbó, religião forte do Nordeste, muito aproximada da Umbanda, mas que mantém suas características bem independentes. Na Jurema, Seu Zé, não tem a menor conotação de Exu, a não ser quando a reunião é de esquerda, por que o Mestre tem essa capacidade. Tanto pode vir na direita ou na esquerda. Quando vem na esquerda, não é que venha para praticar o mal, é justamente o contrário, vem revestido desse tipo de energia para poder cortá-la com mais propriedade e assim ajudar mais facilmente aos que vem lhe rogar ajuda.
No Catimbó, Seu Zé usa bengala, que pode ser qualquer cajado, fuma cachimbo e bebe cachaça. Dança côco, Baião e Xaxado, sorri para as mulheres, abençoa a todos, que o abraçam e o chamam de padrinho.

Nomes de Alguns Malandros e Malandras:
Zé Pilintra,Zé Malandro,Zé do Coco,Zé da Luz,Zé de Légua,Zé Moreno,Zé Pereira,Zé Pretinho,Malandrinho,Camisa Listrada,7 Navalhadas,Maria do Cais,Maria Navalha, Maria 7saias a, maria da praia entre outros nomes.
Como vimos, devemos respeitar essa falange que tantos nos trazem alegrias em nossas giras, o Malandro da Madrugada gosta da casa em festa de dividir tudo que tem , adora cerveja samba, correntes e pulseiras,perfumes, tudo aquilo que ele gostava quando em vida. Compor pontos na hora entre outras coisas, aqueles que morarem em casa pode fazer uma firmeza de malandro em suas portas é só me procurar para poder se feita.

4 comentários:

Adalberto Shock disse...

Sou Adalberto SHock o dançarino do Madrugada. gostei do texto abraçooo

Unknown disse...

Bom eu tinha muitas dúvidas sobre o malandro da madrugada,mais com sua explicação consegui esclarecer a maioria delas.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Estou impressionada com tanta informaçao. Adorei a matéria. Gostaria de um.dia poder conhecer seu malandro da madrugada.
Como faço para a formeza com malandro.
Desde ja, gratidao.