segunda-feira, 22 de novembro de 2010


Talvez estejamos diante do Orixá mais cultuado e respeitado no Brasil. Isso porque foi ele o primeiro deus iorubano, por assim dizer, que pisou em terras brasileiras. É, portanto, o principal tronco dos candomblés do Brasil.

Xangô é o rei das pedreiras, Senhor dos coriscos e do trovão, Pai de justiça e o Orixá da política. Guerreiro, bravo e conquistador, Xangô também é conhecido como o Orixá mais vaidoso, entre os deuses masculinos africanos. É monarca por natureza e chamado pelo termo Oba, que significa rei. E é o Orixá que reina em Oyó, na Nigéria, antiga capital política daquele país.

No dia a dia encontramos Xangô nos fóruns, delegacias, ministérios políticos. Encontramos Xangô nas lideranças de sindicatos, associações, movimentos políticos, nos partidos políticos, nas campanhas políticas, enfim, em tudo que gera habilidade no trato das relações humanas ou nos governos, de um modo geral.

Xangô é a ideologia, a decisão, a vontade, a iniciativa. Xangô é a rigidez, a organização, o trabalho, a discussão pela melhora, o progresso cultural e social, a voz do povo, o levante, a vontade de vencer.

Xangô é a capacidade de organizar e pôr em prática os projetos de diferentes áreas, é a reunião de pessoas, para discutirem pontos e estratégias de trabalho. Xangô também é o sentido de realeza, a atitude imperial, monárquica. É o espírito nobre das pessoas, o chamado “sangue azul”, o poder de liderança.

Ele está presente nos trabalhos de jornalistas, escritores, advogados, juízes, promotores, delegados, investigadores, deputados, senadores, vereadores, sindicalistas, líderes comunitários, administradores, etc. É o líder, o monarca, o reformador.

Xangô também é representado pela pedreira. É a pedra – seja ela qual for – a rocha, o fogo interior da terra. É a lava do vulcão e é o próprio vulcão. Está presente em todos os lugares rochosos e arenosos e também muito ligado ao calor do sol. É o justiceiro da Natureza, aquele que manda castigar e que também castiga.

Xangô está presente em muitos momentos importantes de nossas vidas, como, por exemplo: na assinatura de contratos e distratos, nos telegramas, nas leis e decretos, na confecção de códigos, livros, almanaques, dicionários, nas decisões judiciais, na voz da prisão, na autoridade do professor, do policial, do juiz, do pai ou da mãe, tio, avô, irmão mais velho ou responsável. Xangô é a atitude digna, a fortaleza, a decisão final.

Saudamos Xangô no ribombar dos trovões, pois ali está sua voz. Sentimos sua presença nos raios e nos grandes incêndios, situações que, por sinal, são também regidas por Iansã.

Xangô rege a bravura, o senso justo e todo elemento rochoso do mundo.



Filho de regina de oxossi neto de bira de xango bisneto de mae cantu tataraneto de mae aninha axe opofonja!!!
Aganjú é filho de Obatalá (o céu)e Odudua (a terra).
Quando muito criança seu pai o rei da época, não tinha tempo para cuidar de seu filho lhe entregando nas mãos de Exu para que tomasse conta .
Sei que além de Oxumaré, é o único orixá capaz de virar o pescoço, e por isso tem duas faces: a face Xango e a face Exú (Xangô/exu).
Por isso na maioria das vezes quando se pensa estar vendo ou falando diretamente com ele, na verdade ele vira a face Exú, sem que se saiba ou perceba. Por isso é erroneamente tido como o mais indisciplinado de todas as 12 manifestações de Xangô, sendo por isso muito respeitado.
Senhor da riqueza, do poder, da justiça, é muito festeiro, gosta muito de comida farta, bebida, dança, e roupas e adereços novos, de preferência de ouro ou bronze.
Ciumentíssimo com seus filhos.
Suas contas são marrom com rajadas de branco!!!
esse é meu rei!!
minha vida!!AGANJÚ ORIXÁ AUÔ ÔBÔNI
AGANJÚ ORIXÁ AUÔ ÔBÔNI
AUÚRÊ XANGÔ AUÚRÊ ÔBÔNI ÔBÔNI
ÔBÔNI AUÚRÊ XANGÔ AUÚRÊ

AGANJU ORIXÁ DO CULTO ÒGBÓNI
AGANJU ORIXÁ DO CULTO ÒGBÓNI
NOS DÊ BOA SORTE, XANGO, NOS DÊ
BOA SORTE,ÒGBÓNI,ÒGBÓNI,ÒGBÓNI
NOS DÊ BOA SORT

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